top

Matérias >> História do Pilates

O alemão Joseph Humbertus Pilates, idealizador do método de condicionamento físico, costuma dizer: “Vocês se sentirão melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 e terão um corpo novo em 30 aulas.” Para sistematizar a técnica, ele desenvolveu estudos de Biomecânica e também se inspirou em conceitos ocidentais e orientais, como a ioga e a interiorização do budismo. “Ele agregou ensinamentos orientais a exercícios físicos comuns.”
Inspirou-se nos conhecimentos provenientes dos textos das antigas civilizações, extraindo dos espartanos o ideal de beleza do ser humano. Dos chineses, os princípios da medicina aplicada a atividades físicas e os treinamentos de flexibilidade e força dos acrobatas. Investigou a disciplina oriental, ioga, as artes marciais e o pugilismo ocidental. Estudou anatomia e fisiologia e logo dominou os conceitos da física e mecânica corporal.
Pilates nasceu em 1880, próximo de Dusseldorf. Durante a infância e parte da adolescência lutou contra diversas doenças. A partir de seus estudos para superar sua debilidade física criou um programa de exercícios. Com ele, tornou-se um esportista. Posteriormente, estudou fisiologia, anatomia e medicina oriental.
Primeiro, ele se beneficiou de seu método, depois, na Primeira Guerra Mundial, trabalhando como enfermeiro, aplicou nos mutilados. Pilates criou os aparelhos e vários acessórios. Todos os equipamentos eram tracionados por molas retiradas dos leitos dos pacientes.
Pilates migrou para os Estados Unidos em 1926. Em Nova York, abriu o The Pilates Studio, seu método atraiu a atenção de bailarinos de várias companhias de dança, que sofriam com lesões provocadas pela dança. Após sua morte em 1967, coube aos seus discípulos a divulgação da metodologia.

compartitlhe no facebook

Escreva seu comentario

bottom